Junto com o recente lançamento da novíssima Cameo 4, a Silhouette América acaba de disponibilizar também o download do novíssimo Silhouette Studio, agora na versão 4.3.
Esta versão é mandatório para quem comprar a Cameo 4. Outras versões mais antigas não oferece suporte a essa nova. plotter, ou seja, a Cameo 4 não funcionará com qualquer uma das versões mais antigas.
Como a Cameo 4 trouxe uma série de novidades, o Silhouette Studio também precisou se modernizar e para acompanhar implementou muitas novas funcionalidades, as quais você vai conhecer agora!
Novidades da versão 4.3 do Silhouette Studio
1. Novo Fluxo de trabalho
A primeira mudança que percebemos aparece já quando abrimos o Studio. Agora, você precisa primeiro escolher o modelo da sua Silhoeutte para que a configuração de página se ajuste aos parâmetros permitidos para cada plotter, seja a Cameo 1, 2 3 ou 4, a Portrait 1 ou 2 ou a Curio. Somente opções compatíveis com cada plotter aparece. Por exemplo, você não vai conseguir escolher a base 12x12 para a Portrait, já que esta plotter somente permite a base A4.
Mais uma novidade implementada nesta versão do Studio é que agora é possível utilizar plotters de terceiros. A primeira plotter a receber suporte do Silhouette Studio é o Graphtec CE LITE.
2. Paletas de cores!
O sistema de paleta de cores foi completamente reformulado. Agora é possível criar paletas personalizadas. Os ícones ficaram um tanto pequenos, o que dificulta um pouco a seleção, mas acredito que isso seja melhorado nas próximas versões (a versão mais recente quando escrevi este post é a 4.3.263)
Para criar uma palete personalizada, basta nomear a sua nova palette, escolher a cor e clicar no sinal de +. Você pode criar quantas paletes quiser. Isso é especialmente útil, quando se trabalha com temas, ou quando você já tem cores compatíveis com a configuração da sua impressora!
A boa notícia é que as paletas personalizadas ficam disponíveis também para a ferramenta gradiente. E que agora também funciona direitinho! Nas versões anteriores do Studio os degradês sempre davam algum bug e não faziam seu trabalho adequadamente.
3. Novos Padrões de linha - Somente para as versões pagas
Agora, para quem tem as versões pagas do Studio, a partir da Design edition você tem mais opções de linhas. O ponto negativo fica por conta de que estes efeitos da linha não serve para corte. A maneira que encontrei para cortar os efeitos foi rastrear a borda destas linhas e marcar para corte o contorno.
IMPORTANTE!!
Até o momento em que escrevia o post, o Silhouette Studio ainda não apresentava um desempenho que considero satisfatório. Então, caso você não tenha a Cameo 4 (para o qual é mandatório a versão 4.3), a minha recomendação é que você NÃO atualize ainda.
A Silhouette América está trabalhando duro para colocar as coisas em ordem. Isso dá para perceber por que praticamente todos os dias é lançada uma nova atualização!! Espero que as coisas se ajeitem rapidamente!